Introdução ao Python Shell
O que é o Python Shell?
Depois de instalar o Python, você pode usá-lo como um shell interativo. O shell interativo é um interpretador Python em tempo real. "Interativo" significa que você pode digitar qualquer código Python, pressionar "Enter" e o shell imprimirá imediatamente o resultado. Pode ser útil se você está começando a aprender programação porque com a ajuda do shell é mais fácil revisar seu código e encontrar erros acidentais: você pode verificá-lo linha por linha.
Vamos ver como iniciar o shell do Python e como podemos usá-lo.
Como começar
Iniciar o shell depende do seu sistema operacional. No Linux ou macOS, você pode simplesmente iniciar o Terminal do sistema, digitar "python" nele e pressionar "Enter". No Windows, é a mesma ação, mas pode ser necessário adicionar um caminho para o arquivo executável à variável de sistema PATH ou digitar o caminho completo para ele na janela do console (Prompt de Comando ou PowerShell). Além disso, você pode ter o IDLE em seu sistema, que é uma interface gráfica simples para o Python Shell. Tente pesquisá-lo em seu sistema. O IDLE é interessante e útil pois você também pode usá-lo para executar e editar seus scripts. Entretanto, geralmente os programadores usam alguma IDE, como o VSCode, Sublime Text ou o PyCharm. A captura de tela abaixo mostra a aparência da janela do IDLE Python Shell.
Se você digitar "python" (sem aspas) no Terminal (Linux/macOS) ou PowerShell (Windows), poderá ver o mesmo Python shell, mas dentro do shell do sistema:
>>>
significa que o Python shell está pronto e você pode usá-lo. Você pode digitar qualquer parte do código Python e o shell irá executá-lo imediatamente (após ser pressionado a tecla Enter).
Para sair do shell interativo e voltar ao console, pressione Ctrl-Z
e Enter no Windows ou Ctrl-D
no macOS ou Linux. Como alternativa, você também pode executar os comandos python exit()
ou quit()
.
Executando códigos simples
Vamos tentar escrever algum código e ver o que acontece no shell. Por exemplo, você pode usá-lo como uma calculadora simples:
Assim, cada vez que você digita algo após >>>
e pressiona "Enter", o Python tenta executá-lo e mostra o resultado. Às vezes, você pode obter um erro:
Não se preocupe. Por enquanto, se você ver um erro e tiver certeza de que seu código deveria funcionar, basta verificar novamente o código. Talvez haja um erro de digitação (erro de sintaxe) e você só precise corrigi-lo. Você consegue descobrir o erro do código acima?
Dica: No PowerShell ou Terminal, pressione a tecla "Seta para Cima" e veja o que acontece. Experimente também a "Seta para Baixo".